30 de jun. de 2008

São João, São João, acende a fogueira do meu coração.

Festa de São João me traz boas lembranças
Lembro que no colégio eu adorava dançar a quadrilha. Não sei se me divertia mais nos ensaios ou se na festa propriamente dita.
E as barraquinhas, as brincadeiras, as comidas... hum...tudo tão bom e divertido!
Hoje é minha filha quem vive essa fase, e devo dizer que quando soube que ela iria dançar um forró fiquei um pouco decepcionada. Nada contra o forró em si, mas tinha a expectativa de ver elazinha balançando a saia e seguindo as marcações típicas : " anarriê, dama cumprimenta cavaleiro, agora o caminho da roça...."
Mas também na turma dela só tem 2 meninos, o que dificulta a formação de pares, por isso a solução foi mandarem os pais fabricarem um boneco do tamanho natural da criança, e dessa forma não tinha como preparar uma quadrilha de verdade. Imaginem o Fernando segurando a Diana no colo na hora que gritassem " olha a cobra...." . Seria impossível.
E quanto à decepção, bem, essa desmoronou no momento em que a vi agarrada com o Fernando, de olinhos fechados, balançando os ombros no dois prá lá dois pra cá, dançando "vem cá cintura fina, cintura de pilão, cintura de menina, me dá seu coração".
Aí foi só orgulho.



Diana e Fernando

11 de jun. de 2008

Não sei explicar o porque mas me lembrei de duas quadrinhas que meu avô Eurico fez. São quadrinhas que me lembram infância. Aliás, meu avô me lembra infância, afinal só convivi com ele por oito anos. Mas foram oito intensos anos de respeito, carinho, amor e um pouquinho de medo também, porque não?

A primeira foi feita para minha avó, por quem ele era completamente apaixonado e de quem tinha um enorme ciúmes.

"De todas as mulheres,
Tu és a mais perfeita
Pois Deus lhe fez e, sorrindo,
Rasgou para sempre a receita."

A segunda acho que só foi feita para divertir a nós, netos, que vivíamos no apartamento fazendo estripulias que ele fingia não aprovar, mas que se algum pai vinha brigar, ele defendia como um leão, dizendo sempre a seguinte frase: Aqui em casa sou eu quem diz o que está certo ou errado, e só eu posso brigar com os meus netos."
Reconheço que a gente adorava.

"O porco acordou suado,
Pois teve um sonho confuso.
Sonhou que estava casado
Com a porca do parafuso."